O Apartheid foi um regime de discriminação racial. Aconteceu na África do Sul, de 1948 até 1991 e durante todo esse tempo não era somente preconceito, era lei, mesmo que a população negra predominasse.
A África foi colonizada por europeus, principalmente no século XX. A luta por suas terras foi tanta que levou a acontecer a Primeira Guerra Mundial. E desde aquela época, a Europa começou a criar leis para controlar a população negra. Essas leis e discriminação ganharam força e foram oficializadas após o Partido Nacional, partido dos brancos, assumir o poder. É possível encontrar leis que mostram claramenete o quanto os negros foram discriminados.
O Apartheid limitou a população negra de participar da política, afetou seu emprego, que passou a ser para a maioria trabalhar nas minas comandados por capatazes brancos, a educação e os serviços públicos. Eles já não tinham direito de posse de terra e eram obrigados a viver em zonas separados dos brancos, onde era superpovoado e miserável. Os casamentos ou relações sexuais entre brancos e negros eram proíbidas. Tudo isso sendo que população branca somava 20% apenas.
Placa de banheiro. Na esquerda para brancos [whites] e na direita para não brancos [non-whites] |
Para combater as injustiças, os negros acionaram o Congresso Nacional Africano, um órgão clandestino criado por eles e comandado por Nelson Mandela. Após o massacre de Sharpeville, decidiram a luta armada contra o o governo branco, o que fez com que o líder fosse preso e condenado a prisão perpétua, isso em 1962, e o Apartheid ficasse ainda mais forte. Porém, em 1975, com o império português acabado e a pressão feita pela ONU e pela comunidade internacional, Frederik de Klerk, presidente da África do Sul na época, em 1991 condenou o Apartheid e soltou os líderes políticos, incluindo Nelson Mandela que ficou preso por 27 anos.
A partir daí, mudanças começaram a acontecer. Nelson Mandela e Frederik de Klerk receberam o Nobel da Paz em 1993, foi feita uma nova Constituição, dessa vez sem importar a raça, liberando os negros a votar e em 1994 foi feita a primeira eleição multirraciais na África do Sul, elegendo Nelson Mandela como presidente.
Nelson Mandela |
Durante seu mandato foi adotada oficialmente a nova e atual bandeira da África do Sul, já que a velha representava seus antigos colonizadores. Ela tem seis cores: preta, que representa os cidadãos negros; amarela, que representa o ouro; verde, que representa a rica vegetação; branca, que representa os cidadãos brancos; vermelha, que representa o sangue; e azul, que representa o céu.Na bandeira da África do Sul nota-se um "Y" deitado no centro, que representa a convergência em uma só nação, após o regime do Apartheid.
em cima: Bandeira atual da África do Sul; Em baixo: Bandeira da África do Sul na época do Apartheid. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário