quarta-feira, 31 de outubro de 2012

África Subsaariana



Se denomina África Subsaariana, a região em que se situam os países ao sul do deserto do Saara, que são  Congo, República Centro Africana, Ruanda, Burundi, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda, Djbouti, Eritréia, Etiópia, Somália, Sudão, África Ocidental, Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Cote d’Ivoire, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Madagascar, Mauritânia, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.




Desde o século XIX, ficou conhecida como a África Negra pelos ocidentais, já que grande parte da população era negra que não havia sido descoberta ainda e nem colonizada pelos europeus, mas o termo logo caiu em desuso. a África Subsaariana também é conhecida como o berço do mundo e ainda como a região mais pobre do planeta, tendo os 33 dos países mais pobres do mundo, com muitos problemas estruturais, causados do colonialismo, conflitos étnicos e políticos. Sua expectativa de vida não passa dos 47 anos. Seu nível alfabetização chega a 63% e de escolaridade, a 44%. Nesta região ocorreu um grande aumento populacional, o que aumentou o nível de pobreza. Mais da metade da região(cerca de 300 milhões de pessoas) vivem sem ao menos 1 dólar por dia, ou ainda em absoluta pobreza,sem direito a água potável, alimentos, moradias dignas ou educação.
A falta de água, que  gera problemas devastadores para a região, piora, devido as secas e pela horrível gestão de recursos hídricos. Isso causa fome, doenças e o êxodo de bastantes nativos.  É, nos últimos anos, a região mais afetada pelo HIV. Vai de uma linha da África Ocidental até o Oceano Índico a contaminação. Calcula-se mais de 35 milhões de órfãos na região Subsaariana e imagina-se que 11 milhões destes órfãos perderam os pais para o vírus do HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário