O continente africano é ligado à Ásia por meio do istmo de Suez, na extremidade do nordeste. É banhado pelo Mar Mediterrâneo, o que o separa da Europa, e banhado pelo Oceano Atlântico na sua costa ocidental e pelo Oceano Índico no oriental.
|
Istmo de Suez |
Com a exceção da costa norte e dos montes Atlas, o território africano é um planalto vasto e ondulado, desfigurado por grandes bacias. Considerando como um todo, a altitude aumenta do nordeste para o sudeste. As faixas litorâneas baixas, com exceção da costa mediterrânea e da costa da Guiné, são estreitas e elevam-se bruscamente em direção ao planalto. Uma característica própria do planalto setentrional é o Saara, que se estende por mais de 25% da África. Os planaltos central e meridional englobam várias depressões importantes, em especial a bacia do rio Congo e o deserto de Kalahari. Outros elementos ao sul do planalto são as montanhas Drakensberg, na costa a sudeste, e o Karoo.
|
Deserto do Saara |
As montanhas orientais, que constituem a parte mais alta do continente, se prolongam desde o mar Vermelho até o rio Zambeze. Ao sul do planalto etíope, erguem-se vários picos vulcânicos, como o monte Kilimanjaro, o Quênia e o Elgon. Um elemento topográfico característico é o Rift Valley. A oeste, fica a cordilheira Ruwenzori.
Há poucos rios na África, mas grandes e extensos como o Rio Nilo com mais de 6.500 km de extensão, o maior do mundo em extensão. Existem também o Rio Niger, Rio Congo ou Rio Zaire, Rio Zambeze, Rio Limpopo, Rio Orange e outros.
|
Percurso do Rio Niger |
Nenhum comentário:
Postar um comentário