quarta-feira, 31 de outubro de 2012

África Subsaariana



Se denomina África Subsaariana, a região em que se situam os países ao sul do deserto do Saara, que são  Congo, República Centro Africana, Ruanda, Burundi, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda, Djbouti, Eritréia, Etiópia, Somália, Sudão, África Ocidental, Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Cote d’Ivoire, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Madagascar, Mauritânia, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.




Desde o século XIX, ficou conhecida como a África Negra pelos ocidentais, já que grande parte da população era negra que não havia sido descoberta ainda e nem colonizada pelos europeus, mas o termo logo caiu em desuso. a África Subsaariana também é conhecida como o berço do mundo e ainda como a região mais pobre do planeta, tendo os 33 dos países mais pobres do mundo, com muitos problemas estruturais, causados do colonialismo, conflitos étnicos e políticos. Sua expectativa de vida não passa dos 47 anos. Seu nível alfabetização chega a 63% e de escolaridade, a 44%. Nesta região ocorreu um grande aumento populacional, o que aumentou o nível de pobreza. Mais da metade da região(cerca de 300 milhões de pessoas) vivem sem ao menos 1 dólar por dia, ou ainda em absoluta pobreza,sem direito a água potável, alimentos, moradias dignas ou educação.
A falta de água, que  gera problemas devastadores para a região, piora, devido as secas e pela horrível gestão de recursos hídricos. Isso causa fome, doenças e o êxodo de bastantes nativos.  É, nos últimos anos, a região mais afetada pelo HIV. Vai de uma linha da África Ocidental até o Oceano Índico a contaminação. Calcula-se mais de 35 milhões de órfãos na região Subsaariana e imagina-se que 11 milhões destes órfãos perderam os pais para o vírus do HIV.

O Sahel

O Sahel é uma região da África que separa o deserto do Saara das áreas tropicais do sul. Compreende parte do Senegal, Mauritânia, Mali, Chade, Nigéria, Níger, Sudão e Etiópia.



Sua vegetação predominante não é nem a de deserto nem a tropical, e sim a de savana, com gramíneas e árvores como a acácia esparsas e sua região se presta à agropecuária e o cultivo de cereais para a subsistência.

Deserto do Saara

O deserto do Saara se localiza no norte da África e é o maior do mundo. Se estende pelo Egito, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade. Faz fronteira norte com o Mar Mediterrâneo, leste com o Mar Vermelho, sul com o rio Niger e ao oeste com o Oceano  Atlântico

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aspectos Físicos da África








O continente africano é ligado à Ásia por meio do istmo de Suez, na extremidade do nordeste. É banhado pelo Mar Mediterrâneo, o que o separa da Europa, e banhado pelo Oceano Atlântico na sua costa ocidental e pelo Oceano Índico no oriental.   

Istmo de Suez
 Com a exceção da costa norte e dos montes Atlas, o território africano é um planalto vasto e ondulado, desfigurado por grandes bacias. Considerando como um todo, a altitude aumenta do nordeste para o sudeste.  As faixas litorâneas baixas, com exceção da costa mediterrânea e da costa da Guiné, são estreitas e elevam-se bruscamente em direção ao planalto. Uma característica própria do planalto setentrional é o Saara,  que se estende por mais de 25% da África. Os planaltos central e meridional englobam várias depressões importantes, em especial a bacia do rio Congo e o deserto de Kalahari. Outros elementos ao sul do planalto são as montanhas Drakensberg, na costa a sudeste, e o Karoo.

Deserto do Saara
  As montanhas orientais, que constituem a parte mais alta do continente, se prolongam desde o mar Vermelho até o rio Zambeze. Ao sul do planalto etíope, erguem-se vários picos vulcânicos, como o monte Kilimanjaro, o Quênia e o Elgon. Um elemento topográfico característico é o Rift Valley. A oeste, fica a cordilheira Ruwenzori. Há poucos rios na África, mas grandes e extensos como o Rio Nilo com mais de 6.500 km de extensão, o maior do mundo em extensão. Existem também o Rio Niger, Rio Congo ou Rio Zaire, Rio Zambeze, Rio Limpopo, Rio Orange e outros.

Percurso do Rio Niger